Resíduo da larva de inseto é capaz de controlar doenças em tomate

Resíduo da larva de inseto é capaz de controlar doenças em tomate

Equipe de cientistas da Universidade Federal de Lavras ( UFLA ) e da Embrapa identificaram que a eliminação da produção comercial da larva de Tenebrio molitor , comumente utilizada na alimentação animal, tem um efeito supressivo sobre dois patógenos importantes para a agricultura: o fungo Fusarium oxysporum e o nematóide Meloidogyne incognita .

Experimentos laboratoriais avaliaram os efeitos desses resíduos sobre a germinação de esporos e sobre o crescimento de Fusarium oxysporum raça 3. Os cientistas também avaliaram efeitos sobre a eclosão, a mobilidade e a mortalidade de juvenis de Meloidogyne incognita . Os resultados revelaram uma redução significativa na germinação dos esporos do fungo, chegando a até 84%, e uma redução impressionante na eclosão do nematoide, alcançando 97%.

Além disso, o estudo pioneiro revelou que a incorporação e incubação da extinção da larva de Tenebrio molitor ao solo promove o crescimento e o desenvolvimento das plantas ao aumentar a quantidade de nutrientes disponíveis. O trabalho mostrou ainda que não é tóxico às plantas, isto é, não causa fitotoxicidade. Além disso, a resíduo contém uma microbiota benéfica que produz substâncias essenciais para o desenvolvimento saudável das plantas. Um dos componentes encontrados no lixo é a quitina, um polímero que traz diversos benefícios à agricultura.

O pesquisador da UFLA João Pedro Gondim destaca a importância do estudo. “Uma pesquisa científica e técnica demonstra as vantagens do uso da exclusão de Tenebrio molitor , não apenas para as biofábricas de insetos e os usuários da eliminação, mas também para os produtores e os profissionais da área agrícola. Observamos um aumento significativo na biomassa aérea e radicular das plantas e evidenciamos os mecanismos de ação que suprimem esses patógenos.”

Patógenos causam perdas de bilhões para a agricultura

Os patógenos em questão, como o fungo Fusarium oxysporum e os nematoides do gênero Meloidogyne , representam uma ameaça constante para os agricultores, resultando em perdas econômicas consideráveis ​​e desafios significativos para a segurança alimentar. Estima-se que esses patógenos causem prejuízos que alcançam bilhões de dólares anualmente em todo o mundo.

No Brasil, existe uma estimativa de que as perdas decorrentes da ação dos nematóides estão em R$ 65 bilhões por ano, principalmente devido à intensa exploração do solo e à sequência de culturas suscetíveis a esses fitopatógenos. Por isso, os resultados da pesquisa indicam uma solução potencial eficaz e sustentável para minimizar esses problemas.

Testes em condições controladas levantadas também efeito supressivo pela extinção sobre a murcha-de-Fusarium em tomateiro. Observou-se uma redução significativa de 18% na severidade da doença, e um aumento surpreendente no desenvolvimento das plantas de até 328%.

Além disso, foram realizados testes em condições de campo para investigar os efeitos da aplicação da destruição ao solo sobre a população de nematóides e a produtividade das plantas de tomate. Os resultados desses experimentos resultaram em uma redução notável na população de nematóides, chegando a 88%, e um aumento substancial na produtividade de frutos das plantas, atingindo 163%.

A pesquisa também envolveu experimentos adicionais para avaliar a contribuição dos compostos voláteis para a atividade antifúngica e nematicida da extinção e para compreender melhor os mecanismos envolvidos em sua ação biológica.

“Os resultados desses experimentos forneceram insights detalhados sobre o potencial de destruição da larva de Tenebrio molitor no controle de doenças que afetaram culturas agrícolas, forneceram uma base sólida para os resultados e contribuições apresentadas no estudo”, afirma o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente Wagner Bettiol .

Bettiol relata que os resultados oferecem uma visão promissora sobre o potencial de extinção da larva de Tenebrio molitor como uma ferramenta eficaz no controle de doenças do tomateiro e também de outras culturas agrícolas. Além disso, a abordagem representa um avanço significativo no campo da agricultura sustentável e pode desempenhar um papel crucial na garantia da segurança alimentar global, de acordo com o pesquisador.

Esse estudo tem potencial de garantir maior retorno da produção comercial de Tenebrio molitor , pois vai agregar valor à excreta gerada na produção desta importante proteína animal, comenta o cientista. Além disso, informa o pesquisador há perspectiva de que produtos sejam disponibilizados caso empresas do setor enxerguem potencial no mercado brasileiro.

Fonte: Embrapa Foto: Divulgação