O 3º Batalhão da Polícia Militar de Rondônia (3º BPM), com sede em Vilhena e responsável pelo policiamento em sete cidades do Cone Sul do estado, divulgou nesta terça-feira, 29 de Julho, os dados referentes às ações realizadas nos primeiros seis meses deste ano.
Os números mostram a eficiência do trabalho da corporação, mas também revelam insatisfação popular com mudanças no atendimento pelo número de emergência.
De acordo com o relatório apresentado, mais de 7 mil ocorrências foram atendidas entre janeiro e junho de 2025. As estatísticas incluem a recaptura de foragidos da Justiça, recuperação de veículos roubados e apreensão de armas de fogo, destacando o impacto positivo das ações policiais no combate à criminalidade na região.
A atuação da Polícia Militar no Cone Sul tem sido amplamente reconhecida pela população, principalmente pela rapidez no atendimento e presença ostensiva nas ruas. No entanto, uma mudança recente no sistema de chamadas emergenciais tem provocado críticas.
Isso porque, atualmente, as chamadas para o número 190, que é o canal oficial da PM, são centralizadas em Porto Velho, o que, segundo moradores, pode gerar atrasos no atendimento local. Para contornar essa situação, o 3º BPM disponibilizou um número de WhatsApp (69 3322-3935), que recebe mensagens e ligações diretamente em Vilhena para casos urgentes.
Mesmo com essa alternativa, a população cobra o retorno do atendimento descentralizado do 190, com base na alegação de que o contato direto e regionalizado com a PM garante respostas mais rápidas, especialmente em situações de emergência.
O comando do 3º BPM afirmou que os dados positivos demonstram o comprometimento da corporação com a segurança pública, mas reconheceu a necessidade de diálogo com a população para aperfeiçoar o sistema de atendimento emergencial.
Enquanto isso, os esforços da PM seguem sendo intensificados nas sete cidades do Cone Sul: Vilhena, Colorado do Oeste, Cerejeiras, Cabixi, Corumbiara, Chupinguaia e Pimenteiras do Oeste.
Texto: Tony Rota
Foto: 3°BPM
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