CNU dos professores: inscrições estão abertas até sexta-feira

CNU dos professores: inscrições estão abertas até sexta-feira

 

Estão abertas até sexta-feira (25) as inscrições para a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND). Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo Sistema PND, disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No momento da inscrição, o candidato deve preencher os dados solicitados, escolher o município onde realizará a prova e confirmar sua participação.

Durante o período de inscrição, também é possível solicitar o uso de nome social por pessoas trans e atendimento especializado, voltado para pessoas com deficiência (PCD), gestantes e lactantes. Esses pedidos devem ser feitos no ato da inscrição.

A taxa para participar é de R$ 85, que deve ser paga até 31 de julho por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), disponível em bancos, lotéricas, aplicativos bancários ou via Pix, pelo QR code do boleto. Os candidatos que solicitaram isenção da taxa podem conferir o resultado na Página do Participante da PND, acessando com login do portal Gov.br.

Podem participar da PND estudantes concluintes de cursos de licenciatura em 2025, que estejam habilitados e inscritos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2025, além de profissionais já formados interessados em concorrer a vagas em concursos públicos ou processos seletivos de estados, Distrito Federal e municípios que aderiram à PND e usarão os resultados como parte do processo seletivo para o magistério público.

Confira o cronograma da PND 2025:

  • Inscrição e solicitação de atendimento especial ou uso de nome social: 14 a 25 de julho

  • Pagamento da taxa: 14 a 31 de julho

  • Aplicação da prova: 26 de outubro

  • Divulgação do gabarito preliminar e padrão de respostas: 28 de outubro

  • Gabarito definitivo e padrão de resposta da questão discursiva: 11 de novembro

  • Resultado final: 10 de dezembro

A Prova Nacional Docente será aplicada em todos os estados e no Distrito Federal no dia 26 de outubro. A avaliação é baseada na parte teórica do Enade das licenciaturas e tem como objetivo fortalecer a formação e a valorização dos professores.

Importante destacar que a PND, conhecida como o CNU dos Professores, não substitui os processos seletivos locais. As redes públicas que aderirem poderão usar o resultado da prova como etapa única ou complementar em concursos e processos seletivos, podendo aplicar também outras fases, como provas práticas e avaliação de títulos.

A iniciativa integra o programa Mais Professores para o Brasil, lançado em 2024, que visa fortalecer a formação docente, incentivar o ingresso no ensino público e valorizar os profissionais da educação, beneficiando cerca de 2,3 milhões de docentes em todo o país.

Fonte: Agência Brasil

Postar um comentário

0 Comentários