Superintendente da Setur apresenta plano de ações na Comissão de Esportes, Turismo e Lazer

Superintendente da Setur apresenta plano de ações na Comissão de Esportes, Turismo e Lazer

Deputados discutem o fortalecimento do setor em Rondônia

Atendendo a convite, o superintendente estadual de Turismo (Setur), Gilvan Pereira Júnior, acompanhado de assessores, fez uma apresentação dos projetos e ações da pasta para os próximos anos, durante a reunião nesta terça-feira (30), da Comissão de Esporte, Turismo e Lazer (CETL) da Assembleia Legislativa.

O presidente Alex Redano (PRB) e os deputados Alex Silva (PRB), Anderson Pereira (Pros), Chiquinho da Emater (PSB), Cassia Muleta (Podemos) e Dr. Neidson (PMN) conduziram a reunião.

“É importante fortalecer o turismo, como forma de gerar emprego e renda. É a chamada ‘indústria sem chaminé’, que tem muita força econômica e capacidade de gerar postos de trabalho e alternativas de renda”, disse Redano.

O superintendente destacou que “Rondônia tem muito a oferecer, sendo muito do que os turistas do mundo todo procuram, como patrimônio cultural e natural, e o ecoturismo é uma ferramenta importante nesse setor”.

A visita em aldeias indígenas, segundo Gilvan, é outra atração que poderia ser incentivada, seguindo preceitos legais. “Neste sentido, os parques estaduais e unidades de conservação também podem ser atrações turísticas, já que atraem a curiosidade de europeus, norte-americanos e asiáticos”, observou.

O turismo de pesca e de aventura e o turismo rural, também foram apontados como referências. “A pesca esportiva é uma realidade e no caso do turismo rural, temos muitas propriedades em locais bonitos, que são sim atrativos turísticos que precisam ser explorados”, arrematou.

Para Gilvan, “é com os municípios e as empresas, que faremos o turismo de Rondônia ganhar novo impulso. Queremos criar demandas para o turismo doméstico. Temos gente de Porto Velho que não conhece Cacoal e suas potencialidades, por exemplo, e vice-versa. Para isso, estamos apresentando o programa Viaja Mais Servidor, começando no Executivo e ampliando aos demais poderes e instituições”.

O superintendente anunciou que serão investidos R$ 750 mil para a sinalização turística do Estado, com o projeto já aprovado pelo Conselho Estadual do Desenvolvimento de Rondônia. Ele ainda informou que será feito um investimento em qualificação, na profissionalização de agentes envolvidos com o turismo, com apoio do Sebrae.

Gilvan Júnior anunciou que, numa parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a 17ª Brigada, serão ofertados ônibus para que estudantes do ensino médio, das escolas públicas, possam visitar pontos turísticos de Rondônia, como o Forte Príncipe da Beira.

“Também vamos oferecer, através de feiras e eventos, o potencial turístico de Rondônia, vendendo a nossa imagem positiva, pois temos muitos atrativos que podem e devem ser trabalhados”, observou.

Sugestões 

Dr. Neidson exibiu imagens da Festa dos Guerreiros na aldeia Ricardo Franco, em Guajará-Mirim, e pediu apoio para a divulgação desse evento, atraindo turista e gerando renda para a comunidade indígena.

“Por outro lado, podemos criar incentivos para as estâncias turísticas e fortalecer as potencialidades de cada cidade, de cada localidade. Também sugiro que sejam criados pratos típicos nas cidades ou regiões, como forma de criar mais um atrativo”, completou.

Chiquinho da Emater sugeriu que, além de identificar as potencialidades, é preciso planejar ações concretas, mostrar ações concretas. “É importante termos ações concretas, para que possamos identificar o potencial, mas criar as alternativas que possam fazer a diferença no setor. Somente saber do potencial e não investir na preparação do segmento, como hotéis, restaurantes e outros, não adianta muita coisa”, observou.

“É verdade, não é difícil criar fluxo de turistas, mas precisamos preparar os nossos municípios para o receptivo. Por exemplo, o deputado Alex Redano vai disponibilizar uma emenda para patrocinar um concurso de redação, com o foco no turismo, premiando com viagens para conhecer o Forte Príncipe da Beira”, destacou Gilvan.

A deputada Cássia disse que Mirante da Serra tinha uma festa importante do peixe, mas que foi se perdendo, por falta de apoio. “Esses eventos precisam ser fortalecidos, resgatados e estimulados, para serem atrativos do turismo interno. No próximo final de semana, haverá o barco cross em Jaru e convido a todos”, acrescentou.

O deputado Alex Silva recomendou a realização de uma audiência pública, com a presença de prefeitos, de empresários do setor e de instituições parceiras. “É um tema muito amplo e que precisamos trabalhar com mais profundidade, sugiro uma audiência pública para um debate ainda maior”.

A Comissão acatou a sugestão do parlamentar e deverá realizar audiência pública, em data a ser definida.

Fonte: Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *