Deputado Dr. Neidson recebe solicitação de emenda para criação do GAPE na região de Guajará-Mirim

Deputado Dr. Neidson recebe solicitação de emenda para criação do GAPE na região de Guajará-Mirim

A atuação do GAPE será essencial em Guajará-Mirim por ser uma cidade que faz fronteira com a Bolívia, onde o crime é articulado por elementos de outras regiões, sendo necessários a escolta e recambiamentos de presos para outras comarcas

O Grupo de Ações Penitenciarias Especiais (GAPE) é a tropa de elite do sistema penitenciário do Estado de Rondônia, treinada para reprimir a criminalidade através da intervenção dentro dos presídios, dizimando motins e rebeliões, além de reestruturar a segurança de modo a garantir a ordem e a disciplina nos estabelecimentos penais. Suas atividades englobam a padronização dos procedimentos operacionais, revista pessoal, movimentação e escoltas de presos. Para isso, o GAPE utiliza equipamentos, munições e produtos menos letais para o controle de conflitos.

Através da solicitação dos servidores ao Gerente Regional I, a demanda foi apresentada ao Secretario de Justiça Marcus Castelo Branco Rito, que enfatizou que após a pandemia a SEJUS, através da ESEP, será ministrada a capacitação para os Policiais Penais de Guajará-Mirim.

Solicitaram através do oficio nº 14793/2020/SEJUS ao deputado estadual Dr. Neidson Soares (PMN) emenda parlamentar no valor de R$ 80.000,00 (oitenta mil reais) a ser destinada para a criação da base do GAPE – que atuará nas unidades prisionais de Guajará-Mirim e Nova Mamoré.

O deputado Dr. Neidson Soares, após receber e firmar o documento, disse aos policiais penais que sempre estará à disposição para ajudar na segurança do município, atuando no acompanhamento e melhorias do Governo do Estado para a categoria, como tem mostrados em diversas ações que beneficiaram as forças de segurança de Guajará-Mirim e região.