Idaron intensifica ações para combater ingresso irregular de gado em Rondônia

Idaron intensifica ações para combater ingresso irregular de gado em Rondônia

A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), em colaboração com a Polícia Civil e com a Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), intensificou suas ações para apurar e combater a movimentação irregular de gado em três municípios rondonienses (Cacoal, Ariquemes e Nova Mamoré) e em Lábrea, no Amazonas.

O trabalho, realizado dentro da Operação Boi Fantasma, deflagrada nesta última segunda-feira pela Polícia Civil, tem como objetivo verificar se bovinos, sem a devida certificação zoosanitária, estão sendo alocados em propriedades rurais localizadas em território rondoniense. “É um crime que pode comprometer todo o rebanho e a economia do estado”, salientou Julio Cesar Rocha Peres, presidente da Idaron, ao falar da gravidade do fato.

Os crimes investigados na Operação Boi Fantasma, além de comprometer a sanidade do gado, atentam contra a segurança sanitária tanto dos animais quanto da carne, uma vez que esses animais podem estar sendo abatidos em Rondônia. “Os crimes apurados são: infração de medida sanitária, associação criminosa, falsidade ideológica, corrupção ativa, crimes tributários e lavagem de dinheiro”, explicou o Diretor de Polícia do interior, delegado Thiago Flores, que está à frente da operação.

Segundo ele, a suspeita é que os infratores faziam inserção de dados falsos no sistema do Governo do Estado para movimentar gado de origem suspeita. “Com a suspensão da vacina contra a Febre Aftosa, em Rondônia, a única obrigatoriedade do produtor é declarar seus rebanhos. Nessa declaração, ele vai dizer o número exato de animais que tem na propriedade, o que permitirá à Idaron controlar a entrada e saída desses animais e qual a finalidade dessa movimentação”, destacou o presidente da Idaron. A campanha de declaração obrigatória é realizada em duas etapas, a primeira será agora em maio.

Fonte: Idaron

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *