Idaron disponibiliza, na internet, relatório de comercialização e importação dos agrotóxicos

Idaron disponibiliza, na internet, relatório de comercialização e importação dos agrotóxicos

O governo do Estado de Rondônia, por meio da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), disponibilizou na internet, para livre consulta, três relatórios sobre a utilização de agrotóxicos no estado. O objetivo é permitir ao público acompanhar o histórico de comercialização e importação dos agrotóxicos, quais os agrotóxicos que podem ser comercializados no estado e as empresas regulares para venda desses produtos em cada município.

“O relatório é atualizado mensalmente e, através dele, qualquer cidadão pode acompanhar o tipo de pesticida que é utilizado pelos produtores, por cultura e região”, explicou Sirley Ávila Queiroz, da coordenação de controle e fiscalização do uso, comercialização, transporte de agrotóxicos e destino final das embalagens.

Destaque para o detalhamento dos produtos que, além da fórmula ativa, traz ainda o nome da indústria que o produz e a data de validade. “É uma informação de extrema importância, visto que esses agentes químicos ou biológicos podem causar intoxicação, principalmente nos trabalhadores rurais. A exposição continuada, por período longo, pode afetar a saúde humana chegando a ocorrer ataque ao sistema nervoso e reprodutivo, paralisia, cegueira ou câncer”, destacou.

Fonte: Idaron

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *