Rondônia, sexta, 12 de agosto de 2022.

Brasil tem mais de 234 milhões de acessos móveis em 2020

Brasil tem mais de 234 milhões de acessos móveis em 2020

Dados estão em relatório da Anatel e mostram aumento de mais de 7 milhões em relação a 2019

OBrasil registrou 234,07 milhões de acesso móveis em 2020. O número representa aumento de 7,39 milhões em relação a 2019, o equivalente a 3,26%. Os dados são do Relatório do Acompanhamento do Setor de Telecomunicações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), vinculada ao Ministério das Comunicações (MCom).

Acesso móvel é o nome dado para os chips de celular ou tablet, por exemplo, que podem ser usados para serviços de voz ou de conexão à internet, como a tecnologia 3G e 4G. Desde 2015, o mercado brasileiro registrava redução no número de chips. No entanto, a partir de julho de 2020, todos os meses apresentaram crescimento nesse indicador.

De acordo com a Anatel, a pandemia de Covid-19 é uma das explicações para o crescimento. “Com a transferência forçada de atividades para a modalidade on-line, em especial as aulas de crianças e de adolescentes, houve um aumento na compra de dispositivos para permitir a realização dessas atividades. O celular é o dispositivo mais barato de acesso à internet, e muitos desses aparelhos já são vendidos atrelados à contratação de um novo plano”, aponta o relatório.

Ao analisar os dados por 100 mil habitantes, os dados da Anatel ainda mostram que a densidade da telefonia móvel fechou o ano de 2020 em 97,20 acessos. O número representa aumento de 1,11% em relação ao exercício anterior.

Quase todos os estados apresentaram aumento do indicador na comparação com 2019, à exceção de Goiás e Tocantins. As regiões Centro-Oeste (102,02) e Sudeste (105,71) possuíam, no final do exercício, densidade superior a 100, ou seja, mais que um acesso por habitante.

Cobertura

O percentual de população coberta por acessos móveis nas áreas urbanas foi superior a 94% em todas as Unidades da Federação. Além disso, cerca de 46,6% dos 53.944 quilômetros de rodovias federais no país tinham cobertura de tecnologia 3G ou 4G. Em quatro unidades da Federação, o atendimento alcançava mais de 80% das rodovias federais: São Paulo (91,6%), Distrito Federal (87,4%), Rio de Janeiro (85,1%) e Sergipe (83,1%).

Mercado

A composição do mercado (market share) da telefonia móvel também foi objeto de avaliação no relatório. Em dezembro de 2020, a Vivo seguia como líder do mercado, seguida por Claro – empresa que mais ganhou clientes no exercício – e Tim.

As receitas operacionais da telefonia móvel sofreram queda nos dois primeiros trimestres de 2020 e apresentaram um início de recuperação no terceiro trimestre. A receita decorrente do tráfego de dados foi a maior dos últimos três anos, somando R$ 14,13 bilhões, mais que o triplo da receita decorrente dos serviços de voz, que totalizou R$ 4,08 bilhões.

Apesar do aumento da base de assinantes, não houve degradação da qualidade do serviço prestado pelas quatro maiores empresas de telefonia móvel, que se manteve em torno de 80%. Além disso, as operadoras conseguiram reduzir, ao longo de 2020, o índice de reclamações.

Relatório

O Relatório do Acompanhamento do Setor de Telecomunicações é uma publicação que avalia o desenvolvimento da telefonia móvel no Brasil a partir da análise das quatro maiores prestadoras do serviço, que representam 96,9% do total de acessos. São apresentados dados nacionais e recortes por Unidade da Federação, prestadora, tecnologia, tipo de produto e modalidade de cobrança, destacando a variação entre 2019 e 2020 e os efeitos da pandemia de Covid-19 nos números da telefonia móvel.

O documento contém, ainda, dados da empresa Opensignal sobre métricas de experiência em redes móveis que apontam a satisfação dos usuários durante o uso de serviços de streaming de vídeo, jogos mobile multiplayer, aplicativos de voz (como WhatsApp e Skype), taxas de download e de upload e disponibilidade de 4G.

Texto: Ascom/Ministério das Comunicações

Print Friendly, PDF & Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

vinte − doze =

/** * The template for displaying the footer * * Contains the closing of the #content div and all content after. * * @link https://developer.wordpress.org/themes/basics/template-files/#template-partials * * @package Cream_Magazine_Pro */ ?>