Grupo de líderes da região central de Rondônia retomam os debates

Grupo de líderes da região central de Rondônia retomam os debates

No sétimo encontro, desta vez virtual, já começam definir bases estratégicas do plano

O Grupo Líder Território Central chega a seu 7º encontro do Programa Liderança para o Desenvolvimento Regional (LIDER), neste momento de maneira virtual em respeito às limitações impostas pela pandemia do COVID 19. O evento reuniu empresários, gestores municipais e representantes de entidades e instituições na última semana (19 e 20) e o engajamento do grupo se manteve, aprofundando as discussões acerca do desenvolvimento territorial.

A retomada das atividades no formato virtual foi uma iniciativa proposta e validada pelo Grupo Lider e tem por objetivo estimular a criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento sustentável, trabalhando três dimensões da competitividade: a sistêmica (gestores públicos), a empresarial (empresários locais e suas entidades representativas de classe) e a estruturante (esforço conjunto da sociedade organizada).

O gestor do Programa Líder em Rondônia, Pedro Afonso Coelho Figueira, observa que o momento é de reaproximação e consolidação do grupo. “O distanciamento físico neste momento foi necessário, e trouxe uma nova ótica situacional, de necessidades e prioridades para a região do Território Central, é o momento de realinhamento das diretrizes e ações propostas pelo Grupo Líder Território Central”, pontuou ele.

Para o consultor Orestes Pacheco, “Foi uma grande satisfação retomarmos a trajetória que havia sido interrompida em função da pandemia. Convidamos o grupo a revisitar os eixos estratégicos escolhidos anteriormente e o grupo revalidou e entendeu que teria que partir para o detalhamento de cada eixo que compõem o plano de ação. O grupo respondeu muito bem e o trabalho foi realizado totalmente no virtual, com a mesma carga horária do presencial. A pandemia está nos ensinando a sermos anti-frágeis, para sairmos melhores do que entramos em todo esse processo”, disse ele, um dos facilitadores do projeto.

O diretor superintendente do Sebrae em Rondônia, Daniel Pereira, reforça que embora o momento exija distanciamento físico, o importante é manter a mobilização do grupo. “Importante o retorno dos encontros, mesmo que virtuais até porque a pandemia nos trouxe novos olhares e é fundamental pensar o desenvolvimento econômico na retomada mais intensa das atividades empresariais. É um esforço de  todos, que estão se comprometendo para alcançarmos uma cidadania mais justa e próspera”, disse Daniel Pereira.

Programa Lider

O Programa Lider (Liderança para Desenvolvimento Regional) é uma iniciativa do Sebrae que nasceu para responder a carência de uma atuação integrada entre as lideranças do poder público, entidades privadas e do terceiro setor para a promoção desenvolvimento sustentável dos territórios brasileiros. As lideranças são mobilizadas, sensibilizadas, organizadas e qualificadas para construção e implementação de agendas de desenvolvimento econômico para os territórios de que fazem parte.

A fase operacional do Lider conta com oito encontros com carga horária mensal de 12 horas. O primeiro ocorreu no mês de setembro de 2019, em Ji-Paraná, e debateu a construção da coesão e identidade do grupo. Em outubro, o evento discutiu a gestão compartilhada da mudança. Em novembro, o foco foi o desenvolvimento da liderança empreendedora, e em dezembro, o 4º encontro debateu as oportunidades de articulação e negociação. O 5º módulo abordou a escolha do futuro da região no mês de janeiro/2020, e o 6º discutiu a formulação de estratégias de desenvolvimento, em fevereiro de 2020.

Percebe-se que o programa Líder aumentou muito sua relevância especialmente após essa situação de pandemia, especialmente na capacidade de reinvenção humana, frente às adversidades, além de trazer muitos ganhos para cada um que faz parte do projeto como membro ativo das discussões bem como à sociedade como um todo.

Neste 7º encontro foi discutido o alinhamento dos eixos de atuação e a busca o início da construção do plano de ação.

Saiba mais sobre as ações do Sebrae: acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp, pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube.

Fonte: Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *