BC promove série de webinars “O Real Digital” a partir de julho

BC promove série de webinars “O Real Digital” a partir de julho
Moeda digital CBDC

Objetivo é debater junto à sociedade as diretrizes gerais de uma moeda digital para o Brasil. O webinar de abertura, Potenciais do Real em formato digital, acontece no próximo dia 29

De modo a compor esforços com ações da Agenda BC#, o Banco Central do Brasil (BC) tem buscado estabelecer as bases para a futura emissão de uma moeda digital. Pensando nisso, vai promover uma série de webinars a partir do mês de julho, com o objetivo de debater junto à sociedade as diretrizes gerais de uma moeda digital para o Brasil, publicadas pelo BC em maio deste ano. Além disso, serão levantados casos de usos que possam se beneficiar da emissão de um Real digital e as tecnologias mais adequadas para sua implementação.

 A série de webinars “O Real Digital” será composta de sete encontros, que ocorrerão ao longo do segundo semestre. Em cada encontro, um tópico relevante para o andamento dos trabalhos será discutido com representantes dos provedores de serviços financeiros (fintechs, bancos), provedores de tecnologia (provedores de infraestrutura tecnológica para mercados financeiros e bigtechs) e com a sociedade em geral.

 “Até o momento, o BC esteve com a palavra, tentando esclarecer para a sociedade quais são os objetivos dos trabalhos do Real Digital. Essas conversas vão continuar, mas é importante ouvir a opinião de especialistas da sociedade, sobre quais os ganhos que poderemos colher e quais cuidados devemos ter com a implantação de um Real Digital. E é a isso que o seminário de abertura se propõe”, explica Fabio Araujo, da Secretaria Executiva (Secre) do Banco Central.

O BC tem buscado estabelecer as bases para o eventual desenvolvimento de uma CBDC – Central Bank Digital Currency – que venha a acompanhar o dinamismo da evolução tecnológica da economia brasileira e a aumentar a eficiência do sistema de pagamentos de varejo. A ideia é contribuir para o surgimento de novos modelos de negócio e de outras inovações baseadas nos avanços tecnológicos. Também busca favorecer a participação do Brasil nos cenários econômicos regional e global, aumentando a eficiência nas transações transfronteiriças.

 Encontro de abertura

O webinar de abertura, “Potenciais do Real em formato digital”, marcado para o próximo dia 29/7, das 11h às 12h30, pretende dar uma visão global sobre CBDCs, ao discutir pontos de interesse geral sobre a emissão de um Real no formato digital. Para a fala na abertura está confirmada a presença do  professor Robert Townsend, do MIT, que está envolvido com o projeto do dólar digital. Na mesa redonda participam o professor Eduardo Diniz, da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP), especialista na avaliação do impacto de novas tecnologias a bancos, governo e sociedade, e o senhor Keiji Sakai, Country Manager da R3, empresa atuante no provimento de novas tecnologias para o setor financeiro. A moderação do painel fica a cargo do Diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução do BC, João Manoel Pinho de Mello.

 Fonte: Banco Central   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *