Idaron e Senasag discutem estratégias para vacinação dos rebanhos contra raiva na faixa de fronteira

Idaron e Senasag discutem estratégias para vacinação dos rebanhos contra raiva na faixa de fronteira

Reunião binacional com representantes da Agência Idaron, o Serviço Veterinário Oficial da Bolívia, Senasag, e autoridades analisaram ações de prevenção contra a raiva dos herbívoros tais como campanhas educativas para aumentar a conscientização dos pecuaristas das comunidades e imunização dos rebanhos na fronteira entre a Bolívia e o Brasil.

A parceria ocorre desde que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Serviço Nacional de Sanidade Agropecuária e Inocuidade Alimentar (Senasag) da Bolívia, assinaram protocolos sanitários. Esse acordo possibilitou a cooperação regional entre os serviços veterinários e amparou as ações de combate à febre aftosa, até o reconhecimento internacional como área livre de febre aftosa sem vacinação.

A reunião ocorreu no último dia 13 de agosto em Guajará-Mirim. Nesta nova aproximação o objetivo foi a troca de experiências sobre as estratégias adotadas contra a raiva para garantir a sanidade animal e a segurança sanitária na fronteira, com destaque para atividades educativas e vigilância epidemiológica.

Júlio César Rocha Peres, Presidente da Agência Idaron, informou que os trabalhos iniciarão já a partir do mês de agosto pelo município de Guajará-Mirim, seguindo para Nova Mamoré, Pimenteiras e de Costa Marques, com previsão de concluir toda ação até dezembro desde ano. Serão realizadas atividades de educação sanitária com orientação aos produtores sobre como prevenir doenças visando estabelecer o cronograma de vacinação da raiva dos herbívoros na zona de fronteira, assim como a quem procurar no caso de suspeita de qualquer enfermidade nos animais.

De acordo com o Presidente, Júlio César Rocha, foram definidas quatro etapas para realização dos trabalhos, com formação de equipes de servidores da Agência para atuar, juntamente com o Senasag e integrar os serviços veterinários oficiais de Rondônia e dos departamentos bolivianos. Ressaltou também a parceira privada com o Fefa que fez doação da vacina suficiente para atender toda faixa da fronteira.

Aproximadamente 2400 doses serão doadas para atender a zona de fronteira no Departamento do Beni, englobando as comunidades de Santa Teresa, 18 de Junio, São Francisco, Cachoeira Esperança e Vila Bela, e, para Departamento do Pando, nas comunidades de Gran Cruz, Arca de Israel, Nova Esperança, Alto Madeira, Puerto Consuelo I e Puerto Consuelo II.

“Estas parcerias constituem a combinação para atender as necessidades de forma ágil e proteger o patrimônio do pecuarista rondoniense”, explicou o presidente da Idaron. “O apoio da Agência vai desde designação de servidores e todo o aparato logístico com insumos, material técnico e veículos para desempenho das atividades, além das embarcações que operam na região que ficarão à disposição assim como a aeronave anfíbia que coopera na fiscalização aérea, drones, quadricículos, telefones satelitais, entre outros equipamentos que são utilizados para maior cobertura da vigilância de fronteira,” finaliza o presidente.

Acompanharam o Presidente da Idaron, o Diretor Executivo da Agência, Licério Magalhães, também representando o Conselho de Medicina Veterinária, os fiscais médicos veterinários Rodrigo de Melo Lima Othon e Raimundo Félix de Oliveira , e os chefes das Unidades locais da Idaron de Guajará-Mirim e Nova Mamoré, José Milton Martins e Heriberto de Oliveira Alves como também estiveram presentes o representante do regional do governo do Estado, Sr. Flávio Desert e o Deputado Estadual, Dr. Neidson.

Representando o Pais boliviano participaram da reunião: o Médico Veterinário Erick Lozada Dorag e os técnicos Alejandro Cohelo e Ariel Molina do SENASAG-Beni-Bolivia, também a Médica Veterinária Maria del Cármen Límpias SENASG-Pando-Bolivia.

Fonte/Foto: Idaron  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *