Entidade que busca integração comercial na América Latina chancela participação na Agrolab Amazônia

Entidade que busca integração comercial na América Latina chancela participação na Agrolab Amazônia

Aladi foi criada em 2020 e atua para viabilizar um mercado comum latino americano

A Associação Latino América de Integração (Aladi), foi criada visando estreitar o comércio entre países latino americanos, seja através da articulação e viabilização de tratados comerciais como atuação institucional para a integração comercial dos países da América Latina. A Aladi acaba de confirmar sua participação no maior evento agrovirtual da Amazônia Legal, o Conecta Sebrae – Agrolab Amazônia, que acontece de maneira virtual nos dias 14 a 16 de setembro.

Em reunião on line realizada na semana passada (23), a subsecretária de cooperação da entidade, Monica Martinez, conheceu mais a fundo a proposta do evento através da explanação do diretor técnico do Sebrae em Rondônia, Samuel Almeida e se impressionou com os resultados da primeira edição, ocorrida em 2020 e com a programação deste ano.

“É muito interessante e amplo este trabalho. Na Aladi também temos ferramentas que viabilizam acordos comerciais e nossa atuação é convergente com a proposta da Agrolab Amazônia”, disse Monica. “Temos mais de 180 acordos comerciais vigentes e estimulamos a inteligência comercial para que se expanda o comércio na região latino americana”, concluiu ela.

A Aladi atua com base em alguns pilares como Pluralismo e convergência comercial, flexibilização, multiplicidade e tratamentos diferenciais. Além disso, a ALADI inclui um Sistema de Apoio aos países de menor desenvolvimento econômico relativo (PMDERs), visando impulsionar suas economias de forma mais acelerada. Tem por objetivo a promoção e regulação do comércio recíproco; Complementação econômica; e desenvolvimento das ações de cooperação econômica que ajudem na ampliação dos mercados.

Para o Sebrae, a presença da Aladi na Agrolab Amazônia é um avanço: “Como um dos pilares do evento é promover a cultura da internacionalização, a participação de uma entidade como a Aladi significa mergulharmos de vez no estreitamento das relações comerciais, especialmente para os produtos da região amazônica, que já têm esse diferencial competitivo da região”, disse Samuel Almeida, diretor técnico do Sebrae em Rondônia.

Plataforma 100% on line

O Conecta Sebrae Agrolab Amazônia, que acontece nos dias 14 a 16 de setembro, em uma plataforma on line, com inscrições gratuitas, onde o participante assumirá um avatar ao se conectar no evento e poderá navegar pelos ambientes virtuais criados. Poderá assistir palestras, participar de rodadas de negócios, fazer networking, visitar stands virtuais e muito mais. Para fazer uma pré-inscrição, basta acessar www.agrolabamazonia.com e receber conteúdos exclusivos do evento (programação, palestrantes e demais informações). A abertura oficial, com a participação do Vice Presidente da república, Hamilton Mourão, está prevista para o dia 9 de setembro, às 18h30 (horário de Rondônia).

Fonte: Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *