Piscicultores e representantes da Federação de Indústria do Pará realizaram visita técnica em Rondônia

Piscicultores e representantes da Federação de Indústria do Pará realizaram visita técnica em Rondônia

Visita teve a finalidade de observar as boas práticas de Rondônia

Durante toda a semana retrasada, uma comitiva composta por piscicultores e representantes da Federação das Indústrias do Pará, do Escritórios Regional do Sebrae no Xingu e da Norte Energia e da Cooperativa de Pescadores de Belo Monte, que  estiveram em visitas técnicas no estado de Rondônia, intermediada pelo Sebrae em Rondônia, com o objetivo de conhecer in loco o cenário da piscicultura no estado.

 Assim que chegou, a comitiva foi recepcionada na sede do Sebrae em Porto Velho, pelo diretor superintendente Daniel Pereira, pelo diretor técnico Samuel Almeida e pelo analista do Sebrae da unidade regional do Sebrae de Ariquemes, Marlon Amorim, gestor do projeto de piscicultura no estado. 

 O diretor técnico do Sebrae de Rondônia, Samuel Almeida, comentou que a promoção da piscicultura em Rondônia está a todo vapor  e é uma prioridade de todas as entidades que fazem parte do setor produtivo. “Recebemos a comitiva vinda do Pará, para compartilhar conhecimentos, tecnologias, gestão, modos da governança, e tudo isso proporciona o crescimento do pescado na nossa região”, destacou Samuel.

 Alberto Anders é coordenador técnico da Redes, uma iniciativa da Federação das Industrias do Estado do Pará e explica que o objetivo da visita da comitiva é de conhecer a cadeia produtiva da piscicultura no estado e se espelhar nas boas iniciativas de Rondônia, que fazem sucesso em todo Brasil. “Vamos levar esse conhecimento, toda essa experiência que os piscicultores daqui adquiriram ao longo dos anos e levar para a região do Xingu, área de abrangência da hidrelétrica de Belo Monte, para fortalecer a cadeia de piscicultura daquela região”, explicou Alberto.

 O representante da Norte Energia, Sandro Emoto declarou que a iniciativa da Norte Energia de trazer a comitiva até Rondônia para vivenciar essa experiência no estado, que é o maior produtor de pescados nativos, irá proporcionar aos piscicultores do Pará, através da Cooperativa, novos panoramas de desenvolvimento e novos conhecimentos na área de piscicultura.

 Para Valdeci Gomes da Silva, diretor de produção e comercialização da Cooperativa de Pescadores de Belo Monte, essa experiência em Rondônia é de muita importância para agregar conhecimento de toda a rede de piscicultura do estado visando melhorar a cadeia produtiva de pescados no estado do Pará.

 Agrolab Amazônia

 Uma grande oportunidade para debater os gargalos que dificultam a produção, ter acesso a produtos, soluções  tendências para o agronegócio e a piscicultura, é a realização da Agrolab Amazônia, uma feira totalmente virtual voltada pra ao setor produtivo da Amazônia Legal. O evento ocorre de maneira virtual nos dias 14 a 16 de setembro, através do site www.agrolabamazonia.com e as inscrições são gratuitas. Os participantes terão a experiência da realidade virtual pois a visitação ao evento é toda on line. A abertura oficial do evento está programada para acontecer no dia 9 de setembro,  a partir das 18h30 (horário de Rondônia).

 Durante a expedição a comitiva visitou empreendimentos de piscicultura nos municípios de Porto Velho e Theobroma, onde foram recepcionados pelos proprietários que compartilharam suas experiências com o pescado de Rondônia. A comitiva retorna com grandes insights na bagagem para fortalecer a cadeia produtiva da região, gerando melhores resultados, emprego e renda.

 Saiba mais sobre as ações do Sebrae: acesse o site www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o Sebrae pelo WhatsApp, pelo mesmo número. Siga o Sebrae em Rondônia nas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube.

Fonte/Foto: Sebrae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *