Deputados e sociedade discutem reativação de trechos da ferrovia Madeira-Mamoré

Deputados e sociedade discutem reativação de trechos da ferrovia Madeira-Mamoré

 Após proposta do parlamentar Dr. Neidson, que atendeu pedido da Associação dos Ferroviários, na audiência pública foi realizada na ALE-RO sobre o tema

A Assembleia Legislativa de Rondônia promoveu uma audiência pública para discutir a reativação de alguns trechos da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) para que eles possam ser explorados como alternativa de turismo em Rondônia.

A audiência pública foi proposta pelo deputado Dr. Neidson de Barros Soares (PMN), que possui sua base em Guajará-Mirim, região que também seria beneficiada com a restauração de alguns trechos. Além do tradicional e já recuperado trecho entre a antiga estação, em Porto Velho, e a antiga igreja de Santo Antônio, que até antes da pandemia realizava passeios de litorina, a intenção é promover, agora, a recuperação nas partes de Abunã, Guajará Mirim e Vila Murtinho.

De acordo com o deputado Dr. Neidson o primeiro passo é promover o interesse social e despertar as oportunidades que a restauração desses trechos pode proporcionar.

“Estamos aí com vários órgãos, a exemplo dos governos Estadual e Federal, para buscarmos, primeiro, viabilizar projetos, liberações ambientais e, depois, recursos públicos. Esse ano a gente já inicia os trabalhos para tentarmos, já em 2022, conseguir a recuperação de algum trecho”, disse o deputado.

Além dos representantes da Assembleia Legislativa, servidores do Estado e de órgãos públicos de Porto Velho, participaram da audiência pública para discutir a ideia inicial de como fazer a restauração dos trechos.

A associação dos ferroviários é uma das principais entusiastas do projeto e já dispõe de recursos destinados para a obra para que o trem possa voltar a percorrer, pelo menos, inicialmente, até à estação a igrejinha.

O presidente da Associação, George Teles de Menezes (Carioca) destacou a importância de que seja tomada alguma medida urgente, pois o patrimônio da EFMM vem sofrendo depredação e furtos de trilhos, equipamentos e objetos.

Dr. Neidson foi o propositor da audiência pública

Fonte: Assessoria

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *