Idaron realiza operação com uso de drones na região de Pimenta Bueno

Idaron realiza operação com uso de drones na região de Pimenta Bueno

O Governo de Rondônia, por meio da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado, tem aumentado os investimentos em tecnologia e capacitação de pessoal para aprimorar as ações sanitárias desenvolvidas em favor do agronegócio rondoniense. Neste mês, por exemplo, a Agência realizou o primeiro trabalho de monitoramento com uso de aeronaves remotamente pilotadas, na área rural de Pimenta Bueno, região da Zona da Mata.

A tecnologia, somada aos demais equipamentos e infraestrutura que a Agência já dispõe para o desempenho do trabalho realizado pelos servidores nas atividades de campo, garante maior efetividade e eficiência nas operações voltadas à proteção dos rebanhos e na manutenção do status sanitário conquistado pelo estado com apoio do produtor rural.

A atividade foi realizada por uma equipe composta por dois operadores de drones, três fiscais estaduais agropecuários e dois policiais militares. Em dois dias de operação, as aeronaves não tripuladas cobriram uma área equivalente a quatro mil hectares, sobrevoando aproximadamente 50 propriedades rurais.

As informações colhidas nesse tipo de atividade compõem o conjunto de ações de vigilância sanitária que estão em conformidade com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e com a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Drones na defesa agropecuária

As aeronaves remotamente pilotadas têm ocupado cada vez mais espaço na agricultura e na pecuária. São versáteis, podendo desempenhar diversas funções, como a contagem de rebanhos e o monitoramento de culturas e plantio. As imagens captadas pelos drones também podem ser utilizadas para avaliação das estratégias de defesa agropecuária e no trânsito de produtos de origem animal e vegetal.

Fonte/Foto:   Idaron

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *