Sebrae participa de audiência pública para debater pesca esportiva em Rondônia

Sebrae participa de audiência pública para debater pesca esportiva em Rondônia

Deputado Jair Montes presidiu a audiência que visa entre outros pontos à criação de um corredor da pesca esportiva com estados e países vizinhos

Criar uma frente de apoio ao turismo no estado de Rondônia, esse foi o motivo do encontro durante audiência pública realizado na tarde da última terça feira (30) na Assembleia Legislativa de Rondônia presidida pelo deputado estadual Jair Montes, onde juntamente com o Sebrae em Rondônia, representantes do poder público e empresários do setor discutiram a criação de um corredor da pesca esportiva, passando pela Bolívia. Em um painel eletrônico do plenário foram colocadas imagens de portais onde aparecia o distrito de Jaci Paraná como a capital da pesca esportiva.

Para Daniel Pereira, superintendente do Sebrae em Rondônia, essa atividade no estado é relativamente nova, mas agora se quer estabelecer como política pública envolvendo vários segmentos da sociedade civil e também do poder público. “O Sebrae já têm mapeado juntamente como os vinte e cinco municípios que estão no mapa do turismo, que manifestaram interesse e, nos entregamos recentemente o primeiro plano municipal de turismo à prefeitura de Porto Velho. E esse plano será encaminhado à Câmera Municipal e vai se tornar a primeira lei no estado , instituindo um plano municipal de turismo. Estamos compromissado de fazer o mesmo com Guajará Mirim, que são nossas duas cidades mais antigas, e já temos vários municípios fazendo o pagamento da metade do custo desses planos municipais. Então, é uma ação necessária para que se possa fazer as coisas de forma planejada com direcionamento de cada município. Dentro desse contexto, estamos discutindo a elaboração de uma agenda com estados e países vizinhos”, disse Daniel.

“Eu estou muito feliz porque fui o proponente dessa audiência pública sobre a pesca esportiva. Eu quero aqui agradecer a todos que participaram desse encontro. O nosso maior objetivo é formar aqui uma bancada com deputados e também com vereadores da capital e interior para transformarmos Rondônia em destaque na pesca esportiva e para isso, estamos colocando a disposição uma emenda para que possamos fazer os dois portais de entrada e saída em Jaci Paraná, pois queremos transformar o distrito em capital da pesca esportiva do estado e depois todos os corredores que vai de Jaci até Costa Marques. Então, é um sonho ousado, mais é um sonho que vamos sonhar juntos porque hoje nos temos muitas pessoas vindas da Europa para fazer pesca em Rondônia, mas não sabemos quem são e nem como foram tratados. E com a cadeia de turismo nos estaremos controlando, melhorando e elevando o nome do estado mundo a fora”, falou Jair Montes, deputado estadual de Rondônia.

O presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Bolívia, Jorge Chaves, agradeceu o convite por parte do deputado estadual Jair Montes e do superintendente do Sebrae , Daniel Pereira para Audiência Pública. “ Esse evento é importante porque além de se fazer conhecer  o potencial turístico do estado de Rondônia e da região toda da Amazônia, eu vejo a importância da integração entre a Bolívia e o Brasil já que compartimos o mesmo rio, o mesmo solo, as mesmas riquezas naturais, compartilhamos a Amazônia nessa parte do mundo e eu acho que o potencial  para desenvolver esses projetos em comum é grande, não somente pela paisagem pitoresca ou infra estruturas turísticas, mas também pela riqueza da história e da cultura. Hoje aproveitamos o momento para colocarmos uma idéia que foi muito bem abraçada por todos. E eu acho que temos sim, um grande potencial para mostrarmos não somente do estado , mas também dos conjuntos das fronteiras e poder mostrar ao mundo inteiro e trazer atenção do mundo do tema cultural e turístico da nossa região”, destacou Chaves.

 

“Viemos justamente para reforçar a necessidade desse importante segmento turístico, econômico e, principalmente de sustentabilidade e esse é foco principal do projeto quando a gente defende a pesca esportiva aqui em Porto Velho e no estado de Rondônia. Em primeiro lugar está a preservação, depois a exploração. Mas se a gente puder ter a preservação da natureza com a sustentabilidade ai sim, vira um casamento perfeito. Então, através das iniciativas que já foram executadas e outras que estão em andamento, viemos apresentar para justificar e reforçar a necessidade desse segmento de pesca esportiva aqui em Rondônia”, finalizou Cláudio Higashi , Conselheiro da Federação do Comércio de Rondônia (Fecomércio).

Fonte: Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *