Projeto que classifica cristianismo como ‘manifestação cultural nacional’ chega ao Senado

Projeto que classifica cristianismo como ‘manifestação cultural nacional’ chega ao Senado
Igreja de São Francisco de Assis, junto à Praia do Forte, em Mata de São João, na Bahia; para projeto proveniente da Câmara, o cristianismo — fé professada pela maioria da população — é manifestação cultural

Projeto de lei (PL 4.168/2021) que classifica o cristianismo como “manifestação cultural nacional” chegou ao Senado. De autoria do deputado federal Vinicius Carvalho (Republicanos-SP), a proposta foi aprovada em Plenário da Câmara dos Deputados no dia 7 de novembro e aguarda despacho da Mesa.

O autor do projeto lembra dados do Censo de 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que 86,6% dos brasileiros se declaram seguidores da religião cristã. Desse total, 64,6% se declaram pertencentes à Igreja Católica e 22,2% se dizem evangélicos.

Em justificativa, o deputado diz que “não há quem possa negar que o Brasil é um país que possui uma rica diversidade religiosa em função da miscigenação cultural e, sob a ótica da história, não se pode deixar de reconhecer o papel que teve o cristianismo desde os primórdios de nossa colonização”.

Ainda não foi designado relator para a matéria no Senado.

Fonte: Agência Senado  Foto: Getty Images/iStockphoto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *