Chácara conhecida por produzir alimentos inusitados apresenta fruta com formação estranha

Chácara conhecida por produzir alimentos inusitados apresenta fruta com formação estranha

Reportagem: Maria R. Gabriela

Uma laranja de aparência esquisita foi colhida essa semana na chácara pertencente ao produtor Pedro Damacini (76), no Setor Pioneiro, em Vilhena. “Na verdade, parecem ser duas laranjas, como se uma estivesse nascendo de outra, exatamente como uma série de abóboras que colhi aqui há cerca de seis anos”, conta o produtor.

A notícia de uma variedade muito estranha de abóbora sendo cultivada em Vilhena, em 2016, surpreendeu o setor de horticultura de Rondônia. Tratava-se, na época, de uma moranga até difícil de descrever, que o agricultor havia plantado sem ter conhecimento do que iria nascer em sua terra.

Ele explicou que tinha sido presenteado com sementes de abóbora por um cunhado que, por sua vez, as havia recebido de um morador de Nova Prata do Iguaçu (PR). A então “estrela da chácara” tinha metade de aparência normal e outra metade como se uma nova unidade brotasse de seu interior, mas descascada.

Agora, a laranja produzida na chácara repete a aparência das morangas.

TOMATES PRETOS

Vale lembrar que, assim como ele plantou ao acaso as morangas exóticas, Damacini também fincou em seu solo sementes de tomate, tipo saladete, que trouxeram uma nova surpresa: sete pés apresentaram tomates de cor preta. Já as demais plantas, do mesmo lote de sementes, produziram os tomates de cor usual, vermelha. Neste caso, as sementes foram recebidas de uma conhecida que mora em Santa Catarina.

Assim como na situação das morangas exóticas, na Emater de Vilhena informou que o tomate preto era desconhecido. O engenheiro agrônomo Maciel Lemos viu o fruto por foto que enviamos a ele e garantiu não ter conhecimento de nenhuma outra produção no estado.

Ele afirmou que a mudança da cor do tomate pode ter sido resultado uma mutação genética natural. “Pode ter sido um cruzamento involuntário entre materiais que originou essa coloração diferenciada, pois os desenvolvidos por pesquisas têm a polpa também roxa”.

DE VOLTA À LARANJA

Já quanto à laranja bisonha, a explicação pode ser apenas uma má formação do fruto. Caso outras laranjas venham a surgir com a esquisitice, aí sim, será algo sem explicação.

Seu Pedro e as produções surpreendentes em sua chácara, no município de Vilhena

 

 

 

Fotos: Revista Século

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *