Aprenda a fazer pasta de amêndoa de castanha de caju

Aprenda a fazer pasta de amêndoa de castanha de caju

 A pasta de amêndoa de castanha de caju é um alimento produzido à base de amêndoas, inteiras ou quebradas, fritas ou cruas. O produto assemelha-se ao creme de amendoim (peanut butter) bastante consumido no exterior, tanto puro como no pão, em recheios de bolos, biscoitos, tortas, entre outros.

A produção de pasta à base de amêndoa de castanha de caju oferece aos produtores e processadores uma alternativa para aproveitar as amêndoas quebradas, que possuem baixo valor de mercado.

A amêndoa de castanha de caju produzida no Brasil é basicamente um produto de exportação – 90% da produção é destinada ao mercado internacional, onde se junta a outras nozes como amêndoas comuns, avelãs, pecãs, macadâmias e outras.

O processamento da castanha de caju por sistema mecanizado gera cerca de 40% da produção de amêndoas quebradas, enquanto no sistema manual este valor se reduz para aproximadamente 20%. Como as amêndoas quebradas não alcançam bom preço no mercado, têm-se estudado alternativas tecnológicas para elaboração de novos produtos a partir destas amêndoas.

A metodologia básica para a produção de pastas à base de amêndoas é moer a matéria-prima em partículas finas e misturá-la aos demais insumos (sal, açúcar, estabilizantes, emulsificantes e antioxidantes) visando obter uma massa homogênea.

Onde Encontrar:
 Embrapa Agroindústria Tropical
Rua Dra. Sara Mesquita, 2270 – Bairro Pici
CEP 60511-110
Fortaleza – Ceará
Telefone: (85) 3391-7100
Fax: (85) 3391-7109
E-mail: https://www.embrapa.br/fale-conosco/sac/
https://www.embrapa.br/agroindustria-tropical

Processo: Processo para produção de alimento Ano de Lançamento: 2007

Bioma: Caatinga

Unidade Responsável: Embrapa Agroindústria Tropical

Unidades Participantes: Embrapa Agroindústria Tropical