Governo de Rondônia define ações para fortalecer ambiente de negócios em 2024

Governo de Rondônia define ações para fortalecer ambiente de negócios em 2024

A 86ª reunião do Conder aconteceu no Palácio Rio Madeira, sede do Governo Estadual

A melhoria do ambiente de negócios, foco do Governo de Rondônia, visando o bem-estar da população e o progresso do Estado foi a pauta da 86ª reunião do Conselho de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Conder), realizado no auditório Jerônimo Santana, no Palácio Rio Madeira (PRM). Durante o encontro foram discutidos e aprovados a destinação de recursos para atração de investimentos, para a Geointeligência de Dados Econômicos e para fomentar a inovação no Estado, a fim de gerar mais negócios, empregos e melhoria de renda para a população.

Também foram concedidos incentivos tributários às indústrias, por meio do Programa de Incentivo Tributário (PIT) do Governo, que concede crédito presumido de 65% a 85% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias nas modalidades de implantação, ampliação e modernização.

BOAS PRÁTICAS

O governador de Rondônia e presidente do Conder, Marcos Rocha destacou que, as iniciativas projetadas para 2024 vêm para somar com as boas práticas já adotadas pelo Governo, com intuito de levar o Estado a prosperar ainda mais e fortalecer a qualidade de vida da população. “Essa reunião do Conder é uma oportunidade de fortalecer o diálogo entre o Governo de Rondônia, instituições públicas e o setor privado, para em conjunto alcançarmos mais desenvolvimento”, salientou.

O governador Marcos Rocha pontuou ainda que, os resultados já alcançados, como a menor taxa anual de desemprego do Brasil e o crescente reconhecimento de empresários internacionais, que afirmam ser Rondônia um lugar estratégico para investir. “Isso é constatado em cada missão internacional. Em Boston, nos Estados Unidos, onde estive recentemente para “vender” o peixe de Rondônia, levando o Tambaqui como atrativo da Seafood Expo North America, muitos empresários ficaram interessados em conhecer Rondônia”, ressaltou.

Resultados da Rede Café foram apresentadas na reunião

NA VITRINE GLOBAL

O vice-governador, vice-presidente do Conder e titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Rondônia (Sedec), Sérgio Gonçalves acrescentou que, os esforços do Governo convergem para impulsionar o Estado na vitrine global, com avanços na atração de negócios e nas exportações.

“Com a Invest Rondônia, Coordenadoria de Atração de Investimentos do Governo, criamos uma estrutura de atendimento técnico especializado para empresários interessados em Rondônia. Com a Coordenação de Geointeligência de Dados Econômicos temos a consolidação de dados que dão base para políticas públicas e instalação de novos negócios. Além disso, estamos investindo em inovação para colocar o Estado cada vez mais na vitrine global de investimentos”, evidenciou Sérgio Gonçalves.

CAFEICULTURA

Uma iniciativa exitosa, decorrente das decisões e aprovação de investimento pelo Conder, também foi apresentada durante a reunião. Trata-se da “Rede Estadual de Avaliação de Clones de Café em Rondônia”, a Rede Café, que é resultado do investimento do Governo e acontece em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e produtores de café.

Iniciado em 2019, o projeto já tem resultados para impulsionar a cafeicultura do Estado. É através desse levantamento de informações, que vem se tornando público o conhecimento sobre o material genético dos clones de café, como a qualidade da bebida, resistência às pragas, sinalização de qual é melhor clone para cada região, deixando assim a cadeia produtiva mais sustentável, lucrativa e competitiva.

CONDER

O Conder é responsável por assessorar quanto às diretrizes e estratégias relacionadas à Política de Incentivos ao Desenvolvimento de Rondônia. É composto pelos titulares da Secretaria de Estado de Finanças (Sefin), da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), de instituições financeiras, além das lideranças de federações que representam os setores produtivos do Estado.


Fonte: Secom   Texto: Vanessa Moura  Fotos: Frank Nery