Machadinho d’Oeste: Escola entregue pelo Governo de RO no distrito Estrela Azul se tornou referência em estrutura e acolhimento

Machadinho d’Oeste: Escola entregue pelo Governo de RO no distrito Estrela Azul se tornou referência em estrutura e acolhimento

A unidade de ensino faz parte das sete escolas que conta com mais seis extensões rurais sob a jurisdição da CRE

Inaugurada em outubro de 2021, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Vivaldino Fernandes de Avila, construída pelo Governo de Rondônia está localizada na comunidade Estrela Azul, distrito do município de Machadinho d’Oeste. Desde a sua inauguração atendeu mais de 1.500 alunos. Em 2024, segundo a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) seguem matriculados na Unidade de ensino, 488 alunos.

A unidade de ensino faz parte das sete escolas com mais seis extensões rurais sob a jurisdição da CRE. De acordo com a coordenadora da CRE de Machadinho, Edileuza Almeida de Oliveira, a escola realiza atividades de acolhimento com a comunidade em geral, principalmente no período de matrículas e rematrículas.

Sala de Informática toda equipada

e estruturada para atender os alunos

Segundo a equipe gestora, são realizadas periodicamente, reuniões com os pais e responsáveis, com o objetivo de estabelecer uma relação próxima às famílias dos estudantes, com vistas à conscientização da população local sobre a valorização da educação dos filhos e do ambiente escolar, através de palestras com temas sobre a família (Dia da Família, dos pais, das mães, das crianças), discutindo os princípios da cidadania e a necessidade da permanência dos alunos na escola.

VALORES

A gestão escolar destacou, ainda que, a unidade de ensino não se restringe apenas aos conteúdos previstos nas bases curriculares, mas sobretudo nos valores morais. Consideramos que nossa escola tem um papel de importância na  sociedade na qual estamos inseridos. Por isso, trabalhamos aqui não somente conteúdos previstos nas Bases Curriculares, mas também bons modos, ética, respeito mútuo e realização pessoal de cada indivíduo envolvido em todo esse processo.

A nova estrutura de concreto se tornou uma

conquista para o distrito de Estrela Azul

ESTRUTURA

De acordo com a titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ana Lúcia Pacini, com as ações desenvolvidas pelo Governo de Rondônia, a escola que antes era de contêineres e desde outubro de 2021 a nova estrutura de concreto se tornou uma conquista para o distrito de Estrela Azul. “O que antes era chamado pelos moradores de “salas de latão”, hoje, é uma estrutura com 10 salas de aulas, uma quadra de esportes, laboratório de informática, biblioteca, refeitório, cozinha e salas administrativas”, pontuou.

INVESTIMENTO

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha a  obra de construção foi demandada logo nos primeiros meses de  gestão. “Quando estive em visita à comunidade e vi aqueles contêineres servindo de sala de aula, fiquei impactado. Disse aos professores e alunos que a escola seria construída. A  obra foi iniciada em abril de 2019, e concluída em novembro de 2020, com investimento total de R$ 4.304.575,91 (quatro milhões, trezentos e quatro mil, quinhentos e setenta e cinco reais e noventa e um centavos), recursos próprios do Estado”, ressaltou.

CARTÃO POSTAL

A coordenadora da CRE enfatizou que, a escola Vivaldino Fernandes de Ávila se tornou um cartão postal, no distrito. “É motivo de orgulho para todos nós que vivemos aqui. Visitantes e moradores de outras regiões ficam surpresos com a infraestrutura que temos à nossa disposição, para poder atender a demanda da população estudantil, oferecendo um ambiente propício em todos os segmentos educacionais”, comemorou.


Fonte: Secom   Texto: Elaine Santos Fotos: Frank Néry