Governo de Rondônia participa da missão internacional de visita técnica no Sul Global

Governo de Rondônia participa da missão internacional de visita técnica no Sul Global

O Governo do Estado foi escolhido para integrar a comitiva brasileira, em uma missão internacional de visita técnica no Sul Global

Com enfoque globalizado no desenvolvimento sustentável e aprimoramento das práticas de controle interno, o Governo do Estado foi escolhido para integrar a comitiva brasileira, em uma missão internacional de visita técnica no Sul Global (conjunto de países em desenvolvimento), na semana passada. Com participação da Controladoria-Geral do Estado de Rondônia (CGE-RO), a iniciativa, promovida pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) em parceria com uma instituição financeira internacional, objetiva identificar e compartilhar boas práticas, soluções e lições aprendidas em instituições reconhecidas internacionalmente.

O processo seletivo para a formação da comissão contemplou agentes públicos do controle interno dos Poderes Executivo Federal, Estadual e Municipal, vinculados ao Conaci. A missão, agendada para a primeira quinzena de abril de 2024, tem como objetivo explorar a interseção entre um planejamento com foco nos eixos ambiental, social e de governança – Agenda ESG (Environmental, Social and Governance); e a Agenda 2030 ao Desenvolvimento Sustentável, com foco no eixo social, na igualdade de gênero e na resiliência climática.

A participação contemplou agentes públicos do controle interno

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha a participação do Governo vai proporcionar o compartilhamento de informações, e contribuirá para fortalecer, ainda mais, nosso papel na gestão pública, buscando sempre agregar valores e promover políticas públicas efetivas para o cidadão rondoniense”, salientou.

DEBATES

Na primeira etapa da missão, os membros fizeram uma parada em Barcelona (Espanha), onde participaram de uma conferência sobre os oceanos. Nesse evento, abordaram a utilização dos recursos hídricos, destacando a importância da preservação e gestão sustentável desses recursos para o desenvolvimento global. Além disso, participaram de uma reunião de alinhamento com a prefeitura local, discutindo os processos de controle implementados e trocando experiências sobre melhores práticas.

A comitiva brasileira, na qual o servidor Kleber Ihida representa o Governo de Rondônia, busca ampliar o debate sobre temas ambientais, sociais, de governança, de resiliência climática e políticas públicas de qualidade, além de fortalecer a cultura do controle interno, a partir de discussões contemporâneas e globais. Com isso, espera-se que o protagonismo do controle interno nessas questões seja fortalecido, contribuindo ao desenvolvimento sustentável e redução das desigualdades sociais.

Após essa etapa, o grupo se prepara para a próxima fase: a chegada à África do Sul. Apesar dos desafios enfrentados, o país apresenta diversos casos de sucesso que demonstram seu compromisso com o desenvolvimento sustentável. A missão visa identificar boas práticas, soluções, metodologias, casos, lições aprendidas (erros e acertos) e, se aplicável, em seus esforços para aprimorar as boas práticas.

PERSPECTIVAS

Para o curto e médio prazo são esperados diversos resultados, incluindo o fortalecimento do engajamento das controladorias nas temáticas de ESG, a difusão do conhecimento no âmbito do controle interno e a ampliação das parcerias com instituições públicas e privadas. Além disso, a missão visa estreitar laços intercontinentais, ampliar o debate sobre integridade de gênero e clima, para então promover uma governança efetiva, por meio de uma agenda de cooperação global que estimule mais integrações e conexões entre os países.


Fonte: Secom  Texto: Mirna Carolina Fotos: ASCOM CGE