Rondônia, segunda, 06 de dezembro de 2021.

ALE-RO

Especialistas confirmam que Edvard Munch deixou mensagem secreta em O Grito

Especialistas confirmam que Edvard Munch deixou mensagem secreta em O Grito

Após várias varreduras infravermelhas, a Galeria Nacional da Noruega confirmou que a caligrafia corresponde a do artista

Após anos de especulação, a Galeria Nacional da Noruega, em Oslo, confirmou que a frase quase invisível na obra expressionista O Grito, de Edvard Munch, foi escrita pelo próprio artista. A hipótese foi comprovada após várias varreduras infravermelhas, que compararam a caligrafia aos diários do artista e confirmaram que a frase foi adicionada após a conclusão da pintura.

Escrita a lápis no canto superior esquerdo da pintura, a frase diz “Só pode ter sido pintado por um louco”.  Os curadores acreditam que a inscrição aconteceu após um incidente em 1895, quando Munch expôs a pintura pela primeira vez, provocando críticas furiosas e especulações públicas sobre sua saúde mental.

“A escrita, sem dúvida, é a dele. Tanto a caligrafia, como os eventos de 1895 apontam na mesma direção”, afirma Mai Britt Guleng, curador da Galeria Nacional da Noruega. “Essa nova pesquisa acrescenta muito à nossa experiência com obras de arte. Nunca esgotaremos a arte de Munch. Cada vez que questionamos suas obras, novas respostas e perspectivas surgem”, concluiu a diretora Karin Hindsbo.

Fonte: revistacasaejardim

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezenove − 1 =