PF combate ingresso e comercialização de agrotóxicos importados ilegalmente em Mato Grosso

PF combate ingresso e comercialização de agrotóxicos importados ilegalmente em Mato Grosso

PF deflagra 2ª fase da Operação Terra Envenenada em Mato Grosso para investigar esquema de comercialização ilegal de agrotóxicos.

A Polícia Federal deflagrou nesta manhã (4) a segunda fase da Operação Terra Envenenada, nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. O objetivo da ação foi o combate ao ingresso, transporte e comercialização de agrotóxicos ilegalmente importados mediante extensa rede criminosa formada a partir do Paraguai e China até o norte de Mato Grosso.

Foram expedidos 15 Mandados de Busca e Apreensão e 10 Mandados de Prisão, expedidos pela Justiça Federal, que foram cumpridos nas cidades de Sinop, Sorriso, Feliz Natal, no Estado de Mato Grosso, além de São Paulo/SP, Campo Grande/MS e Terra Roxa/PR.

A investigação originou-se da análise do material e depoimentos colhidos na primeira fase da operação, quando foi desmantelada organização criminosa e apreendida mais de uma tonelada de agroquímicos contrabandeados ou adulterados. Desde essa etapa inicial, a Polícia Federal intensificou as investigações e identificou grandes grupos de fornecedores regionais e nacionais, cujos líderes e integrantes foram presos nesta data. Foram apreendidos documentos e materiais de interesse para investigação, agrotóxicos, além de armas irregulares.

Os investigados responderão por comercialização e transporte de agroquímicos de uso proscrito (artigo 15 da Lei n° 7.802/89), constituição de organização criminosa (artigo 2° da Lei n° 12.850/2013), lavagem de dinheiro e outros crimes que vierem a ser descobertos. As penas variam de 2 (dois) a 10 (dez) anos de reclusão.

Fonte: PF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *