Idaron realiza ação educativa e apoia recolhimento de embalagens de agrotóxicos na região do Vale do Jamari

Idaron realiza ação educativa e apoia recolhimento de embalagens de agrotóxicos na região do Vale do Jamari

O Governo de Rondônia, por meio da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron), coordenou, no dia 19 de agosto, mutirão de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos na região do Vale do Jamari. Além de ações educativas, foram recolhidas mais de 1,6 mil embalagens vazias de defensivos agrícolas.

Estas ações são alusivas ao ‘Dia Nacional do Campo Limpo’, comemorado dia 18 de agosto, e beneficiaram 129 pequenos produtores, em quatro associações agrícolas localizadas em áreas distantes, na zona rural de Ariquemes e de municípios próximos.

O evento foi realizado em parceria com a prefeitura de Ariquemes, Emater, Secretaria de agricultura do Estado e com a Associação dos Revendedores de Produtos Agro químicos do Vale do Jamari – ARPAVAJ. O objetivo é reforçar, junto à população, a campanha de recolhimento de embalagens de agrotóxicos para que não sejam descartadas no meio ambiente, explicou o engenheiro agrônomo Augusto Fernandes Sillos Faganello, fiscal da unidade de Ariquemes. “O recolhimento de embalagens evita que haja poluição do meio ambiente e até envenenamento do solo e nascentes”, destacou.

Nas ações educativas, os técnicos da Idaron orientaram os produtores sobre os cuidados na aplicação de agroquímicos, uso do EPI e como fazer a tríplice lavagem das embalagens vazias, que serve para diminuir os restos e resíduos agrotóxicos que ficam aderidos às paredes internas das embalagens de agrotóxicos.

“Também orientamos sobre o prazo para devolução das embalagens, a obrigação do produtor, revenda, fabricante e órgão fiscalizador previsto na legislação específica de agrotóxicos”, acentua Augusto Fernandes. “Amanhã será realizado mais uma coleta, na BR-364, sentido Jaru, na escola Mafalda Rodrigues”.

Fonte/Foto: Idaron

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *