Porto Velho: Pais do projeto Viver Ativo destacam benefícios das atividades físicas na terceira idade

Porto Velho: Pais do projeto Viver Ativo destacam benefícios das atividades físicas na terceira idade

Pais comentam benefícios que vão além da saúde física

 

Há sete anos, o servidor público aposentado, Arthur Lopes participa do projeto Viver Ativo. Atualmente, ele frequenta as aulas da professora de educação física Patrícia Maus, na Quadra Poliesportiva Sérgio Siqueira de Carvalho, no bairro Esperança da Comunidade, zona Leste da cidade.

Aos 77 anos, ele destaca os benefícios de participar do projeto. “Temos a convivência com outras pessoas da nossa idade, trocamos ideias, brincamos e praticamos esporte”, falou Arthur, acrescentando que seus filhos chamam ele e sua mulher, também frequentadora do Viver Ativo, de casal herói”.

Já o professor aposentado Rubens Botelho de Medeiros, de 75 anos, é morador do bairro Embratel e destaca que o projeto foi uma oportunidade de melhorar seu estilo de vida. Ele frequenta as aulas há sete anos e não gosta de faltar as atividades. “Tenho quatro filhos e uma das meninas é atleta de vôlei. Com esse exemplo na família, fica difícil a gente não se interessar pelo esporte”, destacou.

Na prática, os pais integrantes do projeto Viver Ativo, coordenado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes), têm benefícios que vão além das atividades físicas, trata-se de melhora na saúde, no convívio com a família, principalmente os filhos, e também, entre os amigos.

O projeto Viver Ativo, que faz parte do programa Qualidade de Vida, da Semes, foi implantado na primeira gestão do prefeito Hildon Chaves, oferecendo gratuitamente aulas, aos idosos, de alongamentos, de ginástica natural, coordenação motora para uso diário, atividades de fortalecimento, acompanhamento com fisioterapeuta e profissionais de educação física.

O Viver Ativo busca melhorar a qualidade de vida e a longevidade, por meio de exercícios físicos regulares orientados para a população idosa, além de promover momentos de descontração e interação entre grupos.

Fonte: SMC   Texto: Marilza Rocha   Foto: Ricardo Farias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *